ENTRETENIMENTO

Por que as mulheres competem de biquíni em algumas modalidades?



Recentemente, o time feminino de handebol de praia da Noruega foi multado pela Federação Europeia de Handebol por ter competido usando shorts em vez de biquínis. De acordo com uma reportagem do The New York Times, o uso de biquínis é mandatório para mulheres dentro da modalidade, enquanto os homens podem usar shorts "não muito largos" e que permaneçam a 10 cm acima do joelho.

Ao longo dos últimos anos, essas regras vêm sendo contestadas pela equipe norueguesa, que não concorda com a disparidade entre gêneros. Na visão do time, a questão não é retirar os biquínis de uma vez por toda dos esportes, mas ser contra a obrigatoriedade criada por algumas modalidades apenas para as mulheres.

Uso de biquíni nos esportes


(Fonte: Reprodução/Twitter)

Principalmente em esportes de verão, que são jogados nas praias, os biquínis costumam ser uma opção frequente de uniformes. Como no caso do handebol e do vôlei de praia, esse tipo de vestimenta pode ser ótimo para jogar no calor e se locomover rapidamente pela areia.

Entretanto, esse não é um estilo que agrada todas as atletas. "Eu nunca me senti confortável em jogar de biquíni", disse Jennifer Kessy, medalhista de prata na Olímpiada de Londres em 2012, para o Today. 

Eu me peguei ajustando minha peça única o tempo todo e, embora fosse constrangedor, claro, também tirava meu foco da partida que estava jogando

, afirmou.

Na visão de Kessy, o argumento de que os biquínis seriam mais práticos para a prática de esportes na areia não funciona para ela. Para a atleta norte-americana, é muito mais fácil para a areia entrar nesse tipo de traje ao realizar um mergulho de peito e não é nem um pouco fácil lidar com esse problema depois.

Busca por liberdade


(Fonte: Wikimedia Commons)

Seja roupas curtas demais ou longas demais, as mulheres parecem sempre serem alvo de críticas. Porém, a luta por liberdade de escolha do que elas podem usar nas modalidades esportivas não deveria ser algo passivo de multa.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



ENTRETENIMENTO  |   20/09/2021 19h43





ENTRETENIMENTO  |   20/09/2021 18h00


ENTRETENIMENTO  |   20/09/2021 17h00