POLÍTICA

O Assunto #575: Curto-circuito no Orçamento secreto


Nesta "superterça" o plenário virtual do Supremo estará recebendo os votos para confirmar ou rejeitar a decisão liminar da ministra Rosa Weber, que suspendeu o pagamento das emendas do relator. Enquanto isso, em outro ponto da Praça dos Três Poderes, o presidente da Câmara pretende votar em segundo turno a PEC dos Precatórios. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Ao mandar suspender o pagamento das "emendas de relator" e determinar a publicidade das informações acerca dos beneficiários desses recursos, a ministra Rosa Weber deu um nó no sistema que sustenta o governo Bolsonaro no Congresso. Nesta "superterça", como define a jornalista Vera Magalhães, o plenário virtual do Supremo estará recebendo os votos dos colegas de Rosa para confirmar ou rejeitar a decisão liminar. Enquanto isso, em outro ponto da Praça dos Três Poderes, o presidente da Câmara pretende votar em segundo turno a PEC dos Precatórios - mesmo diante de questionamentos da própria ministra, relatora também de ações que apontam desrespeito ao regimento na primeira e apertada aprovação do texto. Colunista do jornal O Globo, comentarista da rádio CBN e apresentadora do programa Roda Viva, da TV Cultura, Vera relata o bastidor do tribunal quanto a essa questão. Na conversa com Renata Lo Prete, ela aposta numa "saída conciliatória", que preserve prerrogativas do Legislativo e, ao mesmo tempo, restaure alguma transparência no manejo do dinheiro público. O diagnóstico é compartilhado por Valdo Cruz, colunista do g1 e comentarista da GloboNews, que participa deste episódio para analisar os humores do Congresso e do Palácio do Planalto. Ele fala da urgência, para Bolsonaro e Lira, em aprovar a PEC que viabilizará a vitrine eleitoral de um (Auxílio Brasil) e o instrumento de poder do outro (mais recursos para emendas parlamentares), às custas de um drible no teto de gastos. E relembra votações anteriores igualmente regadas com o pagamento de "emendas de relator". Também para deputados e senadores, "o que está pesando é o ano que vem", quando muitos enfrentarão recondução difícil a seus mandatos.
O que você precisa saber:
Rosa Weber dá prazo para Câmara e Lira explicarem votação da PEC dos Precatórios
Valdo Cruz: Lira chama decisão de 'interferência no Legislativo'
Oposição: deputados vão ao STF questionar manobras na votação
O Assunto #573: PEC dos precatórios - como ler a votação
O Assunto #566: Orçamento secreto, obra de Bolsonaro
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Tiago Aguiar, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Neste episódio colaboraram também: Gabriel de Campos e Ana Flávia Paula. Apresentação: Renata Lo Prete.

Comunicação/Globo




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLÍTICA  |   05/12/2021 15h01





POLÍTICA  |   04/12/2021 13h21