ENTRETENIMENTO

Templo de Zeus: a misteriosa história da destruição do monumento



Durante séculos, o Templo de Zeus permaneceu de pé no topo de uma montanha com vista para a cidade de Olímpia, na Grécia, servindo como um testemunho do poder dos deuses gregos na antiguidade. Por muito tempo, esse monumento foi considerado uma obra-prima da Grécia Antiga.

Construído na segunda metade do quinto século a.C., o espaço recebeu um modelo de construção na ordem dórica, uma das três ordens arquitetônicas gregas, e foi carregado com as melhores obras de arte, mármore e artesanato. Entretanto, sua destruição marcou o fim de uma era, dando início ao reinado do Império Romano e dominação do Catolicismo.

Queda do Templo de Zeus


(Fonte: Wikimedia Commons)

Se um dia o Templo de Zeus foi erguido como uma construção imponente, atualmente o lugar é apenas uma sombra do que já foi -- restando somente as ruínas. Durante muito tempo, arqueólogos acreditavam que o templo havia sido saqueado por Teodósio, o Jovem, em 426 d.C., como parte da ascensão do imperador romano ao poder no que se tornaria o Sacro Império Romano.

Entretanto, descobertas recentes sugerem que a história foi um pouco diferente. Apesar de alguns pesquisadores concordarem que Teodósio, o imperador mais jovem do Império Romano, de fato teria causado certos danos na estrutura do monumento, muitos defendem que o templo foi puxado por cordas durante o período bizantino.

Outras teorias sugerem que o templo teria sido abandonado no século VI d.C., quando o rio Kladeos inundou e forçou os habitantes de Olímpia a fugirem dali. Porém, estudos feitos no século XVIII sugerem um desfecho do Templo de Zeus teria sido ainda mais esquisito.

Escavações no passado


(Fonte: Wikimedia Commons)

Em 1829, uma equipe de arqueólogos franceses comandados por Léon-Jean-Joseph Dubois e Abel Blouet escavaram o Templo de Zeus parcialmente pela primeira vez na história. Todas as descobertas foram levadas para o Louvre, onde ainda permanecem guardadas.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



ENTRETENIMENTO  |   22/01/2022 15h04





ENTRETENIMENTO  |   22/01/2022 15h00


ENTRETENIMENTO  |   22/01/2022 14h00