ENTRETENIMENTO

4 curiosidades sobre aves que não voam



1. Há mais de 60 espécies de aves não-voadoras

Em um primeiro momento, podemos pensar apenas no pinguim e no avestruz como aves não-voadoras -- as galinhas domésticas e os patos até conseguem sair do chão, embora não por grandes distâncias. Mas há mais de 60 espécies desses animais.

Há também algumas espécies de anseriformes, parentes dos patos e marrecos, que realmente se encaixam no grupo das aves não-voadoras, como o mergulhão-do-junim e o mergulhão-do-titicaca, que você pode ver na foto abaixo.

Já as aves ratitas, como o avestruz e seus parentes, tem pernas e pescoços mais longos para correr melhor, chegando a 50 km/h na terra. O papa-léguas -- isto é, o pássaro de verdade que inspirou o desenho -- é bem veloz para seu tamanho, correndo a 42 km/h, mas ele não se enquadra como uma ave não-voadora pois realiza voos curtos.

Além disso, as ilhas são o lar do kakapo, da foto abaixo -- esta é a única espécie de papagaio que não voa. Por seus hábitos noturnos, ele também é chamado de papagaio-coruja.

Contudo, também existem aves que não voam e são bem pequenas -- os quivis, que citamos acima, por exemplo. Mas a menor de todas é a Laterallus rogersi, uma espécie de saracura da Ilha Inacessível, no arquipélago de Tristão da Cunha.

Leia também: 9 pássaros enormes que já foram extintosAs aves que mencionamos nessa matéria podem até não voar, mas que elas são interessantes, elas são. Para ler outras curiosidades sobre animais, clique aqui.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



ENTRETENIMENTO  |   23/07/2021 12h00





ENTRETENIMENTO  |   23/07/2021 11h00


ENTRETENIMENTO  |   23/07/2021 09h43